Apnéia do sono e o seu coração
O que é apnéia do sono?
Apnéia é uma interrupção na respiração com duração de pelo menos 10 segundos; quando ocorrem mais de 5 apnéias por cada hora de sono é diagnosticado apnéia do sono.
Quais são as principais manifestações da apnéia do sono?
Durante o sono ocorrem paradas da respiração e ronco alto. Ao acordar pode estar presente dor de cabeça e cansaço. Durante o dia há sonolência excessiva com risco de acidente automobilístico, déficit de memória, dificuldade de concentração, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e depressão.
Qual o grupo mais acometido?
É mais comum em homens, idosos, obesos, pessoas com aumento da circunferência do pescoço, das amídalas e da adenóide, pessoas com queixos pequenos ou retraídos e quem usa medicações relaxantes musculares, álcool e sedativos.
Todo mundo que ronca tem apnéia?
Não. O ronco inofensivo é um som decorrente da vibração das estruturas da garganta durante a passagem do ar, é mais sonoro e associado aos movimentos respiratórios. O ronco da apnéia é mais forte, ocorre após pausas da respiração e resulta da entrada brusca do ar.
Como eu descubro se tenho apnéia do sono?
O Questionário de Berlin e a Escala de Epworth sugerem a possibilidade de distúrbios do sono, entretanto, o diagnóstico definitivo é obtido pela Polissonografia, exame que monitora o sono durante toda a noite, detectando o tipo e a gravidade da apnéia.
Quais os principais problemas de coração associados à apnéia?
Aumento da pressão arterial, enfraquecimento do músculo do coração (insuficiência cardíaca), alterações da batida do coração (arritmias), entupimento do vaso do coração (doença arterial coronária) e derrame (AVC).
Qual o tratamento da apnéia?
Não existe medicamento eficaz. As medidas gerais que podem ajudar são: tratar doenças que podem agravar a apnéia; perder peso; evitar uso de álcool e sedativos e dormir de lado, pois dormir de costas facilita a queda da língua com obstrução da passagem de ar. Pode ser costurado um bolso nas costas do pijama para colocar uma pequena bola (ex.: de tênis) e com isto provocar desconforto toda a vez que você virar de barriga para cima, obrigando-o a mudar de postura e dormir de lado.
Há necessidade de uma avaliação individual com médico especialista para utilização de medidas de tratamento mais especificas como: correção cirúrgica de estruturas que estejam obstruindo a passagem do ar; utilização de retratores da língua, que são aparelhos feitos por ortodontistas cuja função é aumentar a permeabilidade das vias aéreas puxando a língua para frente; e uso de CPAP, que é uma máscara que fornece o ar sob pressão.
Fonte: www.seucoração.com.br
Esse espaço foi criado com o objetivo de orientar pacientes que necessitam de informações sobre o tratamento do ronco e apnéia do sono com aparelhos orais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Os aparelhos intraorais têm mostrado resultados muito bons. A academia americana de Medicina o Sono considera o Aparelho Intraoral, o tr...
-
O Sistema PLG de tratamento não é apenas um aparelho para ser usado nos casos de ronco e apnéia do sono, é composto além do aparelho, de um ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário