A apnéia do sono é um problema multifatorial, podendo ocorrer por causas diferentes. Geralmente o indivíduo que sofre de apnéia do sono não sabe que está tendo o problema, normalmente sendo necessária a participação de outra pessoa, quase sempre o cônjuge ou companheira, que observe os sinais e sintomas ( em que o ronco é o principal) durante à noite.
O ronco e a Síndrome da apnéia do sono (SAHOS) estão associados à diminuição do espaço aéreo superior, devido à redução do tônus muscular durante o sono, e consequentemente observa-se períodos de parada respiratória durante o sono, na presença de esforço inspiratório.
Diversas modalidades de tratamento vêm sendo tentadas para reduzir ou eliminar os efeitos da SAHOS dos tratamentos mais utilizados atualmente estão as cirurgias, o CPAP e o aparelho intra oral para avanço mandibular.
Este último, no qual me tornei especialista na área, tenho obtido excelentes resultados. Além de ser confortável, os pacientes tem boa tolerância ao uso e não abandonam o tratamento. Além do mais não são invasivos, produzem o efeito desejado, que é prevenir o colapso das vias aéreas e mantém os tecidos da região da faringe com adequada ventilação.
Os aparelhos orais estão se somando a mais um procedimento para quem tem o ronco e/ ou apnéia do sono, dando qualidade de via não só aos pacientes, mas aqueles que convivem com ele diariamente.
Gostaria de poder fazer uma divulgação sobre esse trabalho através da Unimed, empresa conceituada e preocupada em qualidade de vida aos seus cooperativistas.
Att,
Dra. Cynthia Coelho
Esse espaço foi criado com o objetivo de orientar pacientes que necessitam de informações sobre o tratamento do ronco e apnéia do sono com aparelhos orais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Os aparelhos intraorais têm mostrado resultados muito bons. A academia americana de Medicina o Sono considera o Aparelho Intraoral, o tr...
-
O Sistema PLG de tratamento não é apenas um aparelho para ser usado nos casos de ronco e apnéia do sono, é composto além do aparelho, de um ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário