É importante colocar à tona algumas estatísticas: estudos revelam que cerca de 2% das mulheres e 4% dos homens sofrem de apneia obstrutiva do sono (Saos). Trata-se de um transtorno respiratório caracterizado pela obstrução parcial ou total das vias aéreas, que causa paradas repetidas e temporárias da respiração enquanto se dorme.
Para se caracterizar apneia, é preciso que exista a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de, pelo menos, 10 segundos. Conforta saber que o distúrbio pode ser tratado com opções que não se limitam ao aparelho CPAP (sigla em inglês para pressão positiva contínua das vias aéreas), que geralmente é bem efetivo nos casos de Saos moderadas e graves.
A Odontologa Cynthia Cloelho, em Aracaju, já conta com tratamento específico para o problema.Intervenções através de aparelhos orais têm ganhado importância no combate ao ronco (um dos sinais apresentados pela Saos) pela facilidade de adaptação e eficácia destes.
“Os aparelhos são confecccionados para posicionar a mandíbula mais para frente, permitindo que a passagem do ar na garganta fique desobstruída”. “Existem algumas limitações que precisam ser avaliadas. Essa análise deve ser feita com a ajuda do médico do sono e da polissonografia, um exame que requer que o paciente durma numa clínica. Dessa maneira, são monitorados todos os aspectos do sono”.
Além da polissonografia, a medicina também oferece avaliações cardiorrespiratórias, que podem ser realizadas na casa do paciente, enquanto ele dorme. Simplificando, trata-se de uma polissonografia portátil e reduzida, que não precisa necessariamente ser realizada em ambiente hospitalar ou nas clínicas de sono.
E voltando à Saos, é sempre bom destacar que seus sintomas são o ronco e a sonolência diurna excessiva. Ao perceber esses sinais, a pessoa deve procurar um especialista. E o tratamento integrado entre o dentista e o expert em apneia do sono é perfeito. Analisando com precisão o problema, é possível construir aparelhos personalizados para cada paciente.
“O desenvolvimento de um eficaz aparelho oral para uso diário, adaptado ao paciente, pode oferecer uma melhor condição de vida aos que têm o problema".
O ronco deve ser visto como uma doença que pode levar o paciente a ter sérios problemas como diabete, aumento das taxas de colesterol e agravamento de outras doenças.
Fonte: http://casasaudavel.com.br/2011/03/21/odontologia-da-uma-maozinha-no-tratamento-da-apneia-do-sono/
Esse espaço foi criado com o objetivo de orientar pacientes que necessitam de informações sobre o tratamento do ronco e apnéia do sono com aparelhos orais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Os aparelhos intraorais têm mostrado resultados muito bons. A academia americana de Medicina o Sono considera o Aparelho Intraoral, o tr...
-
O Sistema PLG de tratamento não é apenas um aparelho para ser usado nos casos de ronco e apnéia do sono, é composto além do aparelho, de um ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário